Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade

ENCONTRO LATINO-AMERICANO DE COMUNICAÇÃO E SUSTENTABILIDADE 16, 17 e 18 de outubro de 2008 - São Paulo SP - Brasil

O que é Sustentabilidade?

  • Filantropia: É dar peixe a quem tem fome;
  • Responsabilidade Social: É ensinar a pescar;
  • Sustentabilidade: É cuidar da qualidade da água do rio, das matas ciliares, evitar a erosão e trabalhar para que nunca falte peixe.”


Adalberto Marcondes

Presidente do Instituto Envolverde


Apresentação

Profissionais de comunicação de diversos países da América Latina enfrentam em seu cotidiano o desafio de mudar a forma de exercer o jornalismo. As novas pautas da sustentabilidade estão transformando o exercício da profissão nas redações e nas empresas e ONGs, onde a comunicação corporativa e institucional precisa se adequar a estes novos tempos.

A sustentabilidade é transversal, deve estar em todas as pautas. No entanto, neste primeiro Encontro Envolverde de Sustentabilidade vamos abordar três vertentes de pautas com transversalidade regional:

  • Amazônia – Para grande parte da América Latina e para o mundo, a região amazônica exerce um fascínio de terra desconhecida. No entanto, como ecossistema está presente em nove países e, apenas na Amazônia Brasileira, vivem 23 milhões de pessoas. O desafio da sustentabilidade na Amazônia é parte dos grandes desafios globais.
  • Energia – A América Latina tem um dos maiores potenciais energéticos do mundo. O continente tem uma das mais importantes produções de hidroeletricidade e dispõe de grandes reservas de gás e de petróleo. Aliado a isto está a capacidade de produção de biomassa para a fabricação de biocombustíveis. Que impacto isto pode ter no modelo econômico e no processo civilizatório regional?
  • Água – Grande parte da água disponível para abastecimento humano se encontra na América Latina, isto faz da região uma potencial exportadora de mais este recurso natural. No entanto, existem ainda desafios importantes em universalização de abastecimento e de saneamento de suas próprias populações.


Curadores

Os jornalistas curadores deste Encontro, Fátima Cardoso, Adalberto Wodianer Marcondes e Luciano Martins acreditam que não se pode iniciar uma discussão regional sobre sustentabilidade sem que estes três temas estejam postos, tanto para a imprensa, como para os governos, empresas e ONGs que atuam na região.

Comunicação e Sustentabilidade são os eixos da mudança de paradigmas de produção e consumo necessários para que a humanidade encontre, nos próximos 40 anos, o caminho para a redução de sua “Pegada Ambiental” sobre a Terra.


Eventos Envolverde

A Envolverde organizou o 1º Congresso Brasileiro do Jornalismo Ambiental, em 2005, na cidade de Santos – SP, quando mobilizou mais de 1.200 jornalistas, profissionais e estudantes de comunicação para debater a prática do jornalismo ambiental no Brasil e em diversos outros países. Estiveram presentes jornalistas de 14 países e de 20 estados brasileiros.

Também foi a equipe da Envolverde que organizou dois Fóruns Paulistas de Jornalismo Ambiental, em 2004 e 2007, na cidade de São Paulo. Estes eventos, além da participação em dezenas de outros no Brasil e no exterior, formou a convicção de que os profissionais de comunicação devem cumprir um papel de destaque na construção de uma nova sociedade, calcada nos paradigmas da sustentabilidade.


___________________________________________