Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade

Bastidores do Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade

por Ana Carolina do Amaral*, para Envolverde

Para virar aos rumo da sustentabilidade, é preciso ser comunicado da curva. Entre os dias 16 e 18, em São Paulo, a busca pelas novas pautas da sustentabilidade alcançou jornalistas, empresários, assessores de imprensa, representantes de ONGs e também do governo, no Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade, realizado pelo Instituto Envolverde.

Vilmar Berna, da Rede Brasileira de Informação Ambiental, saiu do Encontro com a esperança de um próximo. Ele acredita que juntar comunicação e sustentabilidade é essencial para mudar nossas escolhas e modelos, “sensibilizando formadores de opinião e, a partir deles, a sociedade.”

Mas o papel do jornalista foi só um dos fios dessa teia. O assessor de imprensa também descobriu que pode fazer muito pela sua empresa e pelo mundo - sem nenhuma contradição. Flávia Moraes é consultora em sustentabilidade empresarial e explicou durante o evento que o assessor não é responsável apenas por divulgar o que a empresa faz: ele deve estar presente na idealização de cada projeto, junto à diretoria. “É também o assessor quem traz informação para dentro da empresa e, portanto, quem comunica as ações sustentáveis que servem de exemplo”, acrescenta Flávia, mostrando que o assessor pode ser a porta para o desenvolvimento sustentável entrar nas empresas.

Em um dos coffee breaks, uma assessora de imprensa se mostrou inconformada com a situação de sua empresa. “Sinto-me desafiada a ser o elo entre o mundo sustentável e uma empresa insustentável”, revela. “Sempre tenho que escrever sobre falsas preocupações. Eles só dizem ‘põe lá’, agora respondo ‘põe aqui’.”

A grande contribuição do Encontro, para Luciano Martins Costa, do Observatório da Imprensa, é reunir a América Latina para discutir seus bens comuns mais valiosos - Amazônia, água e energia. ” Ele acredita que “a carência de informação é tão grande que o ideal seria uma semana de debates.”

Debatedor da mesa redonda “Sustentabilidade na mídia” e moderador da mesa “Caminhos energéticos do Brasil”, Luciano criticou fortemente a mídia que não discute o modelo de sustentabilidade. “Talvez porque seja beneficiada por ele”, aponta. Satisfeito com as discussões, admite: “foi uma decisão corajosa da Envolverde em convocar profissionais de comunicação justamente para debater suas falhas.”

Entre empresários e comunicadores, uma estudante de Jornalismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro volta para casa “com o pensamento aberto”. Para Mariana Burgerth é isso que fazem os grandes eventos e é isso o que busca neles. “Adorei saber o que outras pessoas, até mesmo do Rio, estão pensando”. Ela conta que sempre buscou saber do tema e no Rio de Janeiro ainda há pouca organização para esses eventos, por isso não teve dúvidas em juntar economias e vir a São Paulo. “Valeu a pena, porque participei de debates incríveis. Adorei a chance de ouvir especialistas e jornalistas de tantos lugares. Volto com outra cabeça.”

*Ana Carolina do Amaral é estudante de jornalismo da Unesp de Bauru.

A cobertura do Encontro Latino-Americano de Comunicação e Sustentabilidade está sendo feita por uma equipe de jornalistas. A coordenação é de Naná Prado e o material será publicado no site da Envolverde (http://www.envolverde.com.br) e do Mercado Ético (htp://www.mercadoetico.com.br).


Crédito de imagem: Letícia Freire


(Agência Envolverde)